O Plagiário

Plágio: (...) apresentação feita por alguém, como da sua autoria, de trabalho, obra intelectual etc. produzido por outrém. In: Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa. Correspondência para: just.salomao@gmail.com

04 outubro 2006

Ministério plagia energeticamente

Muito interessante o e-mail que o nosso leitor PauloC enviou, sob o título «Plágio ou falta de imaginação?». A resposta, caro Paulo, parece-me: ambas. Se não, vejamos.
De acordo com o diário on-line Portugal Diário, numa notícia de 07 de Agosto de 2006, «O anúncio sobre prevenção rodoviária que está a gerar polémica em Portugal é muito semelhante a outro criado no Reino Unido, há um ano, para uma organização de sensibilização para a Malária, noticia a Antena 1. Nas imagens podem ver-se crianças a entrar para um avião. Enquanto em Portugal, o lema do anúncio é: 'Todos os anos cai um avião cheio de crianças em Portugal', aludindo ao número de mortes de crianças nas estradas portuguesas. O anúncio britânico refere que 'O equivalente a sete aviões cheios de crianças morrem todos os dias com malária'».
O lema, de si, já é relevante de uma atroz falta de imaginação. Ou de uma incompreensível coincidência. Ou de um inaceitável plágio por parte da equipa de criativos que foram pagos para, como é que se diz?... PENSAR!
Mas a coisa é bem mais grave. Vejam os dois anúncios: este é o do MAI/GALP; este é o da World Swim for Malaria. Fantástico. Frank Sinatra para suporte sonoro é um toque de mestre. Parabéns ao original.
Obrigado pela sugestão, caro PauloC.